quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A roupa no romance


A ideia de atualizar o blog com frequência é um desejo existente na teoria e que suponho em breve se consolidará na prática, até que o andamento das aulas do Mestrado me enlouqueça. Eu não tenho saído muito de casa, aproveitando um descanso enquanto posso e organizando a vida para o início de um novo ciclo, já que não tenho a mínima noção dos caminhos que serão me dados a percorrer logo mais. Enquanto isso, vou parando pra refletir sobre as trilhas que me levaram a querer enxergar a moda por uma perspectiva social, tentando encontrar no armário e no espelho as borbulhantes referências que me empurraram pra essa realidade que até pouco tempo se dava em forma de sonho, devaneio, coisa que só acontece com os outros - comigo nunca.

Querer entender as possibilidades da moda e as entraves que caracterizam diversos estilos nesse ir e vir que está por toda parte é coisa que pode ser iniciada em casa; é exercício onde os materiais para resolver as equações estão no cabide; é abrir uma gaveta para se entender, se compreender e se deixar interpretar.

Em meio a tantas flutuações acadêmicas eu queria poder registrar - só por curiosidade - o que você pensa quando escolhe as roupas pra que te vejam por aí... ou pra fazer com que não te vejam. Eu queria saber o que te inspira e o que você descarta. Eu queria saber porque prefere branco ao invés de preto e mais do que isso... saber se pulseiras te provocam agonia ou se sair sem salto te dá menos confiança.

Umas das coisas que eu mais gosto na convivência com a moda que traço pra mim é assistir pela minha memória as tantas Helenas que eu já fui pra chegar no que me desenha agora... e nessa, eu vou trabalhando com a lúcida sensação de que eu sempre tive uma relação amorosa com o verbo "reinventar".

"É o quê?"

Tô apaixonada por essa correntinha preta com o coraçãozão. A corrente tinha um pingente que eu comecei a achar feio, aí eu tirei esse coração de um colar que eu não usava há tempos e com alicates, promovi a troca, Rs! Os fios compridos que usei pra finalizar o mix tinha um crucifixo como pingente, mas ele caiu da minha mão e se quebrou de tão estabanado que ele era.


Eu usaria mais essa saia se ela não ficasse amassada tão fácil. Porque amor por ela eu tenho.


"...Conheço o soneto
Porém tu quem és?..."
(versos de Ária para Assovio - Vinícius de Moraes)

Blusa: Lorena
Saia: C&a
Bolsa: Senhoritta
Flats: Arezzo

Nenhum comentário: